Você já provou o capuccino de cogumelos? Esse prato é um dos mais pedidos do restaurante e impressiona os clientes que passam pelo Hachiko.
Essa iguaria que faz sucesso entre o público se destaca pelo uso criativo de um ingrediente não tão popular no Brasil: o cogumelo.
Quando bem utilizado, o cogumelo se torna um ingrediente muito especial no mundo da gastronomia – e ainda possui vários benefícios para a saúde.
Os cogumelos na culinária
Simples, delicados e muito poderosos! Os cogumelos são alimentos versáteis, funcionais e que harmonizam com diversas receitas. Apesar de não estar entre os ingredientes mais usados pelos brasileiros no dia a dia, estima-se que os cogumelos tenham chegado ao Brasil por volta de 1950.
Já no restante do mundo, o uso dos cogumelos tem origens são milenares. Há relatos sobre seu consumo e propriedades de aproximadamente dois mil anos, na China. Já os Egípcios consideravam-no como um presente divino que era oferecido aos faraós. No Império Romano acreditava-se que o consumo de cogumelos fortalecia e preparava os guerreiros para as batalhas.
Apesar disso, na Idade Média os médicos classificaram esse alimento como não indicado para a saúde. A explicação é bem simples: muitas das espécies de cogumelos são venenosas. Porém, a variedade de cogumelos comestíveis é imensa – e podem ser consumidos frescos ou desidratados.
Cada espécie de cogumelo tem um sabor único e características diferentes. De acordo com seu tamanho, sabor, e textura, os cogumelos são usados de diferentes formas na cozinha: cremes, sopas, saladas, molhos, strogonoffs, massas, risotos, assados, entre outras.
Os benefícios do cogumelo
Você sabia que, além de que proporcionar refeições deliciosas, os cogumelos também são muito nutritivos? Veja os principais benefícios dos cogumelos para a saúde:
Fortalecem o sistema imunológico
Têm ação anti-inflamatória
Ajudam no bom funcionamento do intestino
Melhoram a saúde óssea
Ação antioxidante e antimicrobiana
Ajudam a controlar os níveis de colesterol
Contribuem na prevenção de diabetes
Funghi: suavidade, aroma e sabor amadeirado
O que você pensa quando falamos sobre o cogumelo na culinária? Muitas pessoas logo lembram do champignon que vai no strogonoff. Ou então shitake que é muito usado na culinária japonesa. Porém, existem muitas outras variedades de cogumelos.
Aqui no Brasil encontramos diversos cogumelos: Paris, Portobello, Maitake, Shitake, Trufa, Morchella, Shimeji, Funghi, entre outros. Mas é no Funghi que vamos focar – pois esse é o grande protagonista do Capuccino de Cogumelos do Hachiko.
Com cores ligeiramente marrom-avermelhadas, o Funghi ganhou o paladar de praticamente todo o mundo por sua textura suave e aromática, de sabor amadeirado.
Esse tipo de cogumelo é muito popular na culinária em países como Itália e França – principalmente em molhos, risotos e sopas.
Capuccino de cogumelos do Hachiko
O capuccino de cogumelos do Hachiko é um delicioso creme feito com o cogumelo funghi.
É uma ótima pedida para os dias mais frios e é facilmente combinado com outras delícias servidas pelo Hachiko.
Ficou curioso para provar o delicioso capuccino de cogumelos do Hachiko? Faça a sua reserva agora mesmo!
Comments